É Natal. Época de paz, celebração, confraternização, perdão de dívidas sentimentais e financeiras, a fim de mostrar-se generoso. Liga-se a televisão. A cada dois comerciais, é anunciado o Natal: “SEJA FELIZ, CELEBRE O NASCIMENTO DO MENINO JESUS”. De repente, surge o slogan: “ CASAS XYZ, COMPRE TAL COISA, PAGUE EM N VEZES, FAÇA A FESTA COM ...E DA SUA FAMÍLIA, SEU NATAL SERÁ BEM MAIS FELIZ”. Note-se que em todo comercial o que é menos destacado, ou seja, importante, é o real significado do Natal: celebrar o nascimento de Jesus. É o "truque da galinha morta versão Natalina", lindas mensagens de Natal, todas com subtexto: gaste aqui, gaste ali. Isto é o "truque da galinha morta". A figura do Papai Noel em si, é a personificação viva e comercial do "truque da galinha morta", já que, fora do mundo da fantasia, o verdadeiro Papai Noel das crianças, é o dinheiro, cheque ou o cartão de crédito dos respectivos responsáveis. Real motivo da invenção da figura do Papai Noel: ambientar as crianças a utilização do "truque da galinha morta" em versão “capitalismo selvagem”, isto para as melhores nascidas, porque as menos favorecidas, desde cedo já se habituam com a assertividade cruel de suas vidas, portanto o artifício do truque da galinha morta não lhes é necessário. Paradoxalmente, o "truque da galinha morta" tem seguidores fiéis e passivos, que se deixam seduzir pelo engodo por vontade própria. Afinal de contas, às vezes para alguns é melhor uma mentira, mesmo que mal contada, do que uma verdade avassaladora. Todo o ano em respeito à data, me incluo momentaneamente no último grupo citado, presenteio, sou presenteada, recebo saudações e saúdo a todos com um ENORME E VERDADEIRO FELIZ NATAL!!!
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário